
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs
2001; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Linguagem: Inglês
ISSN
1980-6248
AutoresRegina Maria de Souza, Sílvia Helena Cardoso,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoDiscutimos neste trabalho a questao do ensino de lingua portuguesa para dois grupos de sujeitos, criancas surdas e criancas socialmente desprivilegiadas. Aproximamos esses dois grupos por entendermos que o desafio de ensinar portugues para criancas surdas nao e uma questao isolada. Ela se insere num contexto bastante amplo, formado pelos grupos chamados de linguisticamente minoritarios (indios, filhos de imigrantes, criancas faveladas etc), com suas linguas, culturas e identidades proprias. Partimos do pressuposto de que lingua, identidade e cultura sao elementos co-relacionados, pois os sujeitos se constituem pela lingua, e os sentidos do que se diz so encontram significacao dentro do grupo social a que se pertence. Questionamos se o novo discurso da Educacao, expresso nos PCNs, consegue tratar a questao da heterogeneidade linguistica no pais de modo a considerar as diferencas como possibilidades a serem compartilhadas, ou seja, sem cair num ideal homogeneizador de lingua, de sujeito e de cultura. Summary: In this paper, we discuss the issues concerning the teaching of Portuguese to two groups: deaf children and socially unprivileged children. We have brought these two groups together to create a context in which we can better understand that the challenges concerning teaching deaf children do not make up an isolated topic. This context can also include other linguistic minorities with their languages, cultures and identity (such as indians, children ofimmigrants, children who live in shanty towns). We begin with the proposal that language, identity and culture are co-related elements, since the individuaIs are formed by their language, and what they say only gains a meaning inside their own social group. We wonder whether the new discussion about Education, expressed in the PCNs - National Curricular Parameters (Brazilian Ministry of Education and Culture - MEC, ed.) - is able to deal with the differences as possibilities to be shared, rather than be trapped in a homogenizing ideal of language, individuaIs and culture. Key-words: 1. Dialectism and multilingualism; 2. Inclusive schooling; 3. National curricular parameters (PCNs); 4.Deafness; 5. Social exclusion
Referência(s)