Artigo Revisado por pares

TRANSFORMANDO OS RECURSOS HUMANOS EM ESTRATÉGICOS: COMO COBRAR ADEQUADAMENTE AS PESSOAS

2013; University of the Algarve - ESGHT - CIEO; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2182-8466

Autores

Jr. Hayashi Paulo, Gustavo Abib, María Marlene Bouscheid,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

EnglishOne of the most difficult challenges organizations face is to ensure that people and groups are dedicated to putting forth the effort and achieving the results that leaders expect of them. One of the best known motivational theories is Douglas McGregor´s X and Y theories. The transition from X to Y holds greater potential for taking advantage of organizational resources, as well as strategically utilizing human resources. This research is qualitative in nature, using an open-ended questionnaire that was applied to 26 students in Human Resource Classes at IFSUL – The Federal Institute of Rio Grande do Sul (Brazil). The results show that rudeness, a lack of humility, rigidity, making someone uncomfortable, and authoritarianism are some elements that denigrate a leadership figure and end up harming the process. portuguesUma das grandes dificuldades para o gestor e ter pessoas que trabalhem com afinco e zelo de forma a obter os resultados esperados e, ate de certa forma, com superacao. Das teorias organizacionais podem-se destacar as teorias X e Y de Douglas McGregor como relevantes para esta transformacao estrategica dos recursos humanos. A transicao de X para Y, ou seja, de uma postura de trabalhador que nao gosta do trabalho e nem de responsabilidade para uma postura madura, criativa e participativa deve ser realizada em um processo continuo, sendo a postura do proprio gestor decisiva para o alcance dos resultados. A pesquisa e qualitativa envolvendo 26 alunos do curso de gestao do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL). Os resultados obtidos demonstram a necessidade de se evitar grosseiras e rudezas no trato com as pessoas, procurando o dialogo e a construcao de um relacionamento do tipo “ganha-ganha”.

Referência(s)