Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Gestão de Mídias Sociais: Um estudo exploratório com os grandes bancos brasileiros.

2019; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15603/2175-7755/cs.v41n1p257-281

ISSN

2175-7755

Autores

Luiz Sergio Vieira Jonas, Rosalvo Ermes Streit,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a investigação do atual estado da gestão das mídias sociais pelos grandes bancos brasileiros. As mídias sociais constituem-se de um grupo de aplicações baseadas em internet e que, construídas sobre as fundações tecnológicas da Web 2.0, permitem a criação e a troca de conteúdo gerado pelos usuários. A metodologia de investigação adotada foi do tipo exploratória e descritiva, pois o tema ainda é considerado novo no meio acadêmico. Para melhor caracterização das aplicações de mídia social, foi criado um questionário do tipo estruturado e disponibilizado pela via online. Um total de cinco bancos entre públicos, privados, com atuação regional e nacional compuseram a amostra observada. A avaliação dos dados do questionário foi efetuada com o uso da técnica de análise de conteúdo, para a análise das respostas das perguntas abertas, e mensuração da intensidade das respostas obtidas pela aplicação da escala tipo Likert. O aprimoramento do relacionamento com os clientes foi a principal motivação apontada pelos bancos como justificativa do uso das mídias sociais. Verificou-se que o Facebook, o Youtube e o Twitter são as ferramentas que as instituições pesquisadas mais recorrem para construir uma identidade junto ao seu público. Apesar dos riscos associados à imagem institucional, observou-se que são empregadas estratégias para a mitigação dos comentários negativos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX