
Prova de Nomeação Rápida de Figuras para Crianças: Evidências de Validade e Normas Intragrupo
2017; Universidade de São Francisco; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1413-82712017220104
ISSN2175-3563
AutoresPatrícia Silva Lúcio, Adriana Batista de Souza Kida, Carolina Alves Ferreira de Carvalho, Hugo Cogo‐Moreira, Clara Regina Brandão de Ávila,
Tópico(s)Writing and Handwriting Education
ResumoResumo A nomeação seriada rápida é utilizada para avaliar o acesso lexical. O trabalho relata um estudo de validação e normas para a Prova de Nomeação Rápida, composta por seis figuras que se repetem aleatoriamente em dois cartões (Parte A e Parte B). Uma amostra representativa de alunos do 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de São Paulo-SP (N = 728) respondeu à Prova de Nomeação e realizou uma tarefa de leitura de palavras. O tempo de execução e o número de acertos foram computados. Conforme esperado: (1) ocorreu efeito de escolaridade para o tempo de execução e precisão; (2) houve menor precisão e maior tempo de execução para a Parte B; (3) as duas partes apresentaram correlações estatisticamente significantes (p < 0,05); (4) o tempo de execução e a precisão foram preditores da leitura. Os resultados fornecem evidências de validade para a tarefa criada.
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