
Construção da escala de motivos da procrastinação acadêmica
2017; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 48; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1980-8623.2017.2.24635
ISSN1980-8623
AutoresGabriela Ballardin Geara, Nelson Hauck Filho, Marco Antônio Pereira Teixeira,
Tópico(s)Perfectionism, Procrastination, Anxiety Studies
ResumoA procrastinação acadêmica é uma forma de adiamento da realização de tarefas acadêmicas que pode ser prejudicial aos estudantes. Este trabalho busca construir e investigar evidências de validade e fidedignidade da Escala de Motivos da Procrastinação Acadêmica, que avalia a percepção de universitários sobre a frequência de sua procrastinação em tarefas acadêmicas e os motivos associados a ela. Após a construção dos itens e análise semântica por juízes, foi avaliada a relação entre motivos e uma série de variáveis externas, incluindo tarefas mais procrastinadas, conscienciosidade, depressão, impulsividade e gênero. A amostra foi composta por 604 estudantes de graduação e a coleta de dados foi online. Uma análise fatorial exploratória ordinal revelou uma estrutura de dois fatores oblíquos subjacentes aos itens: procrastinação-ansiedade e procrastinação-desmotivação. Apesar do reduzido número de itens, ambos os fatores obtiveram níveis aceitáveis de fidedignidade e apresentaram um padrão similar de correlações com depressão (+) e conscienciosidade (-). Sugestões para estudos futuros são fornecidas.
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