Artigo Produção Nacional Revisado por pares

EXECUÇÃO DO TÚNEL DA TRANSOCEÂNICA - EMBOQUES CAFUBÁ E CHARITAS: ESTUDO DE CASO

2017; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15202/1217

ISSN

2525-4146

Autores

Luis Fernando da Silva Oliveira, Igor Charlles Siqueira Leite,

Tópico(s)

Tunneling and Rock Mechanics

Resumo

O desenvolvimento da engenharia de tuneis modernos no Brasil comecou nas decadas de 1950 e 1960, com o planejamento e construcao dos sistemas de metro em Sao Paulo e no Rio de Janeiro. Entre 1964 e 1965, surgiu o Novo Metodo Austriaco para Abertura de Tuneis (NATM, New Austrian Tunnelling Method) que consiste basicamente, que logo apos a escavacao da face e ocorrencia de alivio parcial das tensoes iniciais do macico, e colocado o suporte. O suporte do tunel e constituido de concreto projetado associado a cambotas metalicas, com tirantes, chumbadores e enfilagens, conforme necessario. O NATM foi introduzido no Brasil na decada de 1970. Para a construcao de um tunel e de suma importância proceder com as investigacoes geologicas preliminares, pois isto ira determinar os metodos a serem adotados para a escavacao e os tratamentos necessarios que deverao ser feito para viabilizar sua construcao. A instrumentacao e instalada para conhecer os deslocamentos, deformacoes e pressoes no macico, alem de esforcos sobre elementos estruturais, durante a construcao. Esse conhecimento tem como finalidade auscultar: cargas, tensoes e deformacoes que confirmem as previsoes determinadas em projetos, visto que sempre estao presentes incertezas sobre o comportamento real da obra. O termo “escavacao de rocha”, normalmente se refere as escavacoes em um material mais duro e resistente, que equipamentos mecânicos convencionais nao conseguem desmontar ou escavar, sendo necessarios a utilizacao de explosivos ou de metodos, materiais e artificios auxiliares especiais. A escavacao com utilizacao de explosivos e denominada de metodologia D&B – Drill and Blast (perfuracao e detonacao). No estudo de caso, o metodo de escavacao adotado para todo o tunel foi o NATM com aplicacao da metodologia D&B, que envolve a utilizacao de explosivos e detonacoes sistematicas, sendo mostrado na pratica as etapas desse ciclo de escavacao.

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