Artigo Revisado por pares

ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E USO DE GEOMARKETING

2017; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.54399/rbgdr.v13i2.2992

ISSN

1809-239X

Autores

Eduardo Roque Mangini, Fernando Henrique Brasil Rossini, Ariane Santos, André Torres Urdan,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo, desenvolvido a partir da avaliacao teorica de Analytic Hierarchy Process e Geomarketing, teve como objetivo avaliar como o emprego da primeira tecnica pode agir de forma sinergica com a segunda na determinacao da localizacao de novas estacoes ferroviarias no servico de transporte urbano na regiao metropolitana de Sao Paulo e elencar os possiveis empreendimentos associados. O metodo de pesquisa foi o Estudo de Caso tendo por objeto de estudo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliografica, documental e questionario com servidores do setor de planejamento da empresa. Os resultados permitiram inferir a melhor localizacao para uma nova estacao bem como os melhores empreendimentos associados levando em consideracao aspectos de geomarketing. E possivel concluir que as tecnicas empregadas reduzem a subjetividade na tomada de decisao, evitam vieses politicos e melhoram a acessibilidade a populacao.

Referência(s)