Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Lei de Gauss sem superfícies gaussianas

2017; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2017-0109

ISSN

1806-9126

Autores

André Herkenhoff Gomes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O ensino da lei de Gauss como ferramenta para a resolução de problemas suficientemente simétricos é tradicionalmente feito com sua formulação integral. Nestas notas, discutimos o uso da sua formulação diferencial para os mesmos fins através da resolução de problemas com simetria esférica, cilíndrica ou planar. Verificamos que esta abordagem não traz aumento significativo de dificuldade em comparação com a tradicional. Pelo contrário, vemos que o uso da formulação diferencial evita a introdução de abstrações intermediárias, como o conceito de superfície gaussiana, o que evidencia algumas potencialidades desta abordagem para a facilitação da compreensão dos estudantes a respeito dessa lei.

Referência(s)