Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Violência escolar: percepções de alunos e professores de uma escola pública

2017; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539201702111092

ISSN

2175-3539

Autores

Jaqueline Portella Giordani, Fernando Seffner, Débora Dalbosco Dell’Aglio,

Tópico(s)

Intimate Partner and Family Violence

Resumo

Resumo Este estudo investigou a percepção de estudantes e de professores acerca da violência no espaço escolar. Participaram 16 professores e 60 alunos de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Foram realizados grupos focais, sendo realizados dois grupos de alunos e um grupo de professores. A partir da análise de conteúdo foram estabelecidas quatro categorias discursivas: Violência entre pares, Violência entre alunos e professores, Violência extramuros e Ações de enfrentamento. A violência escolar foi descrita como multifacetada, ocorrendo nas formas verbal e física. Violência intra e extrafamiliar foram percebidas como relacionadas às ocorrências intraescolares. Houve diferenças nas discussões em cada grupo; entretanto, as ações da direção da escola foram pontuadas por todos como relevantes para a resolução dos conflitos. Destaca-se a necessidade de projetos de intervenção que focalizem as relações sociais entre os adolescentes e a formação dos professores e equipe diretiva para atuação nos casos de conflito.

Referência(s)