Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NOS RASTROS DO CONCEITO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS: INVENÇÃO, DISSEMINAÇÃO E USOS

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 33; Linguagem: Português

10.1590/0102-4698157950

ISSN

1982-6621

Autores

Paula Deporte de Andrade, Marisa Vorraber Costa,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

RESUMO: Este artigo visa apresentar, analisar e discutir as condições vinculadas ao aparecimento, à disseminação e aos usos do conceito de pedagogias culturais no campo dos Estudos Culturais em Educação, especialmente no Brasil. Para o exame das injunções aí implicadas, são explorados sentidos do termo “invenção”, adotado nas ciências humanas e sociais. Analisam-se as contribuições de David Trend, Henry Giroux, Shirley Steinberg e Joe Kincheloe e Elizabeth Ellsworth, pesquisadores particularmente associados a formulações e desdobramentos do conceito. Tais legados são articulados com o objetivo de mostrar os fios que nos permitem vislumbrar as tramas desse processo de invenção.

Referência(s)