
DANCE TEACHING IN NATIONAL PROGRAMS IN BRAZIL AND PORTUGAL
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.64767
ISSN1982-8918
AutoresMaria João Alves, Adriana de Faria Gehres, Elisabete Monteiro, Lívia Tenório Brasileiro,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoEste estudo teve como objetivo analisar os fundamentos do ensino da dança (GEHRES, 2008) nos programas nacionais do Brasil e de Portugal. No Brasil, selecionamos os Parâmetros e Orientações Curriculares em Educação Física e em Arte; em Portugal, os Programas de Educação Física e a Proposta alternativa para o ensino da dança no ensino fundamental II. Levando em conta o objetivo da pesquisa, optamos por realizar uma investigação filosófica do tipo analítica que, como nos diz Thomas e Nelson (2002), visa à investigação crítica, ao estudo dos fatos e à síntese das variáveis, procurando analisar o material existente a partir um modelo teórico viável. A investigação dos documentos orientadores dos dois países revelou a predominância em ambos os países de propostas subjetivistas. Contudo, foi observado que Portugal e Brasil divergiam no privilégio ao objetivismo em Portugal e ao interacionismo no Brasil.
Referência(s)