Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DANCE TEACHING IN NATIONAL PROGRAMS IN BRAZIL AND PORTUGAL

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.64767

ISSN

1982-8918

Autores

Maria João Alves, Adriana de Faria Gehres, Elisabete Monteiro, Lí­via Tenório Brasileiro,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os fundamentos do ensino da dança (GEHRES, 2008) nos programas nacionais do Brasil e de Portugal. No Brasil, selecionamos os Parâmetros e Orientações Curriculares em Educação Física e em Arte; em Portugal, os Programas de Educação Física e a Proposta alternativa para o ensino da dança no ensino fundamental II. Levando em conta o objetivo da pesquisa, optamos por realizar uma investigação filosófica do tipo analítica que, como nos diz Thomas e Nelson (2002), visa à investigação crítica, ao estudo dos fatos e à síntese das variáveis, procurando analisar o material existente a partir um modelo teórico viável. A investigação dos documentos orientadores dos dois países revelou a predominância em ambos os países de propostas subjetivistas. Contudo, foi observado que Portugal e Brasil divergiam no privilégio ao objetivismo em Portugal e ao interacionismo no Brasil.

Referência(s)