Artigo Produção Nacional

UNIVERSIDADE, ESCOLA E COMUNIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32484

ISSN

2237-1451

Autores

Jaqueline Poliane Costa de Sousa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As discussoes a cerca da educacao do campo estao permeadas pela complexidade que acompanha esse espaco, em especial ao tipo de educacao que esta sendo ofertada aos povos do campo, muitas das vezes, as propostas pedagogicas sao construidas desarticuladas da realidade, oportunizando ao aluno situacoes de negacao de sua cultura e de sua identidade campesina. Este trabalho e um recorte da minha dissertacao de mestrado apresentada ao PPGE/CE, a pesquisa realizada teve como objeto de estudo as acoes desenvolvidas pelo projeto A (re) significacao do curriculo nas escolas do campo: caminhos para contextualizacao e a repercussao das mesmas na construcao de caminhos para uma educacao contextualizada nas escolas do campo do municipio de Bananeiras-PB. Para tanto este estudo objetivou analisar como as acoes desenvolvidas pelo projeto em foco repercutiram na construcao das propostas pedagogicas das escolas do campo envolvidas no mesmo. O estudo e de cunho qualitativo realizado a partir de uma pesquisa de campo com carater descritivo e explicativo, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a analise de documentos, observacao participante, entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa sao os membros do projeto de extensao-bolsistas, a professora coordenadora do mesmo, a equipe gestora da escola em estudo, os docentes e membros da comunidade. Tais procedimentos metodologicos, alinhados aos referenciais teoricos, tais como: Caldart (2004); Arroyo (1999); Batista (2011); Freire (1996); Silva (2001); Sacristan (2000), Veiga (1995) Martins (2002); Jezine (2006); Thiollent (1998); Melo Neto (1996), nos possibilitaram apresentar reflexoes acerca do estudo realizado. Apos a sistematizacao dos dados, por meio da analise de conteudo, foi possivel destacarmos que novos caminhos foram construidos a partir do envolvimento da universidade com a escola e tambem com a comunidade local. Sendo assim, as mesmas passaram a ter uma relacao de aproximacao e participacao, resultando na ressignificacao do PPP da escola pesquisada e em praticas educativas contextualizadas na educacao do campo, por meio das acoes desenvolvidas pelo projeto de extensao.

Referência(s)
Altmetric
PlumX