Artigo Produção Nacional

O cinema soviético como arena

2016; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Espanhol

10.5935/2177-6644.20160006

ISSN

2177-6644

Autores

Moisés Wagner Franciscon,

Tópico(s)

Social and Cultural Dynamics

Resumo

Resumo : Entre os anos de 1936-38 a URSS passou pela pior fase do stalinismo, conhecida como a Grande Purga. A imensa maioria dos 780 mil fuzilamentos dos vinte e nove anos da Era Stalin ocorreu naqueles tres anos. Em 1938 estreou nos cinemas o filme Volga-Volga , de Grigori Aleksandrov. Uma comedia musical satirica. A nao observância das regras escritas e nao escritas pelo regime e industria cinematografica resultavam em diferentes obstaculos ou represalias aos responsaveis. No entanto, existia um espaco de manobra grande o suficiente para permitir o deboche com a realidade do pais. Os conceitos de agencia formulados por Bourdieu e trabalhados por Thompson permitem explicar como uma obra critica, indiferente as regras impostas pelo realismo socialista, conseguiu atravessar a censura e resultou para seu realizador em amplo reconhecimento. Ao conjugar de maneira inteligente a resistencia dentro de limites tacitamente aceitos, a adesao parcial aos preceitos do regime, a narrativa simples com discretos elementos elaborados, o diretor criou um dos maiores sucessos do cinema da Uniao Sovietica. Os conflitos de Sergei Eisenstein com a censura compoem o outro lado desse jogo de interesses. Palavras-chave : Cinema. Campus. Habitus. Resistencia. URSS. Abstract : Between 1936-38 the USSR was the worst phase of Stalinism, known as the Great Purge. The vast majority of the 780,000 executions of the 29 years of the Stalin Era occurred in those three years. In 1938 the film premiered in theaters Volga-Volga, Grigori Aleksandrov. A satirical musical comedy. Failure to comply with written and unwritten rules by the government and film industry resulted in different obstacles or reprisals to those responsible. However, there was room for maneuver large enough to allow debauchery with the reality of the country. The concepts of agency formulated by Bourdieu and worked for Thompson explain how a permit, indifferent to the rules imposed by socialist realism, critical work got through censorship and led to widespread recognition for its director. By combining intelligently resistance within limits tacitly accepted, partial adherence to the precepts of the scheme, the simple narrative with discrete elements drawn, the director created one of the biggest hit films of the Soviet Union. Sergei Eisenstein's conflicts with censorship make up the other side of this interplay of interests. Keywords : Cinema. Field. Habitus. Resistance; USSR. Resumen : Entre los anos 1936-38 la URSS paso por la peor fase del estalinismo, conocida como la Gran Purga. La inmensa mayoria de los 780 mil fusilamientos de los 29 anos de la Era Stalin ocurrieron en esos tres anos. En 1938 estreno en los cines la pelicula Volga-Volga, de Grigori Aleksandrov. Una comedia musical satirica. La no observancia de las reglas escritas y no escritas por el regimen y la industria cinematografica resulta en diferentes obstaculos o represalias a los responsables. Sin embargo, existia un espacio de maniobra lo suficientemente grande para permitir la burla con la realidad del pais. Los conceptos de agencia formulados por Bourdieu y trabajados por Thompson permiten explicar como una obra critica, indiferente a las reglas impuestas por el realismo socialista, logro atravesar la censura y resulto para su realizador en amplio reconocimiento. Al combinar de manera inteligente la resistencia dentro de limites tacitamente aceptados, la adhesion parcial a los preceptos del regimen, la narrativa simple con discretos elementos elaborados, el director creo uno de los mayores exitos del cine de la Union Sovietica. Los conflictos de Sergei Eisenstein con la censura componen el otro lado de ese juego de intereses. Palabras clave : Cine. Campus. Habitus. Resistencia. URSS.

Referência(s)