Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Complicadex? Não! Simplex!

2016; Faculdade Sul Fluminense; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22408/reva1120161867-81

ISSN

2526-043X

Autores

Gabriel Luís da Conceição,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a possibilidade de inserção da tecnologia, articulando-a com a Matemática nas aulas de Pesquisa Operacional, mais especificamente nos tópicos relativos ao método Simplex, algoritmo de solução de problemas de Programação Linear. Trata-se de um tema essencial da Matemática aplicada a diversas áreas da ciência, como Administração, Engenharias, Economia, etc, e temida por seu formato extenso de resolução, denominado por muitos de "complicadex". Norteamos nosso trabalho pela seguinte questão: como podemos explorar os conceitos e aplicações do método Simplex em sala de aula de maneira significativa aos futuros profissionais que dele farão uso? Para atingirmos os objetivos propostos realizamos um estudo experimental com alunos da graduação em Administração, onde utilizamos a metodologia de pesquisa-ação e os pressupostos da Educação Matemática. As construções e interações dos alunos na realização das atividades nos levaram a perceber que a introdução da tecnologia contribui de forma significativa para a aprendizagem desses conceitos, possibilitando a interação e consequente compreensão dos conceitos, temas e propriedades do Simplex por parte dos discentes e também possibilita uma melhora significativa na avaliação da disciplina.

Referência(s)
Altmetric
PlumX