Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A proposta de redação do vestibular da Unioeste: uma experiência educativa e de socialização

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 25 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2017v14n25p161

ISSN

1807-0221

Autores

Márcia Sipavicius Seide, Rita Maria Decarli Bottega, Elisângela Redel, Franciele Maria Martiny, Patrícia Helena Frai, Gabriela Cristina Lauermann, Fernanda Maria Müller Gehring,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p161O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a atividade de extensão universitária intitulada “A proposta de redação do vestibular da Unioeste: características e critérios de correção”, promovida pelo Colegiado de Letras, de Marechal Cândido Rondon (PR), no 2º semestre de 2014, destinado a alunos do Ensino Médio (sede e distritos). A iniciativa objetivou contribuir para um melhor entendimento da proposta de redação referente ao Processo Seletivo de Vestibular da citada Universidade e dos critérios de correção adotados pela Banca Corretora. Para tanto, a metodologia foi constituída por uma prática docente organizada em três módulos que contemplaram, respectivamente: a) características definidoras dos gêneros discursivos solicitados nas propostas de redação (carta do leitor, artigo de opinião e comentário interpretativo-crítico); b) leitura e análise das propostas de redação do último vestibular (2014) e explicitação dos critérios de correção utilizados; c) sistemática de correção, critérios de avaliação e análise de redações corrigidas pela Banca de Correção.

Referência(s)