
Gerações juvenis e a moda: das subculturas à materialização da imagem virtual
2008; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5965/1982615x01022008069
ISSN1982-615X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA adolescência é a fase da vida onde o indivíduo lida com a descoberta do corpo, fazendo com que o papel da roupa seja imperativo. Para entender a complexidade da aparência e a função da Moda para o adolescente, o objetivo deste artigo é traçar um breve panorama histórico, a partir do sistema de gerações juvenis, bem como a relação destas distintas gerações com o ato de vestir. A ênfase principal situa-se na geração dos jovens contemporâneos, caracterizada como Geração Y, que apresenta uma nova forma de lidar com o corpo e com a Moda. Os apontamentos demonstram os adolescentes atuais vivendo em duas realidades: a virtual, onde permanece uma imagem idealizada e a física, que pela presentificação do corpo por meio da Moda busca materializar o simulacro cultivado no ciberespaço.
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