Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gerações juvenis e a moda: das subculturas à materialização da imagem virtual

2008; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5965/1982615x01022008069

ISSN

1982-615X

Autores

Mariane Tojeira Cara Almeida,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A adolescência é a fase da vida onde o indivíduo lida com a descoberta do corpo, fazendo com que o papel da roupa seja imperativo. Para entender a complexidade da aparência e a função da Moda para o adolescente, o objetivo deste artigo é traçar um breve panorama histórico, a partir do sistema de gerações juvenis, bem como a relação destas distintas gerações com o ato de vestir. A ênfase principal situa-se na geração dos jovens contemporâneos, caracterizada como Geração Y, que apresenta uma nova forma de lidar com o corpo e com a Moda. Os apontamentos demonstram os adolescentes atuais vivendo em duas realidades: a virtual, onde permanece uma imagem idealizada e a física, que pela presentificação do corpo por meio da Moda busca materializar o simulacro cultivado no ciberespaço.

Referência(s)