Artigo Acesso aberto Revisado por pares

From consumption to appropriation of MMORPGs

2017; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.12 nº 22 Linguagem: Português

10.4000/cp.1359

ISSN

2183-2269

Autores

Fábio Rafael Augusto, Antónia do Carmo Barriga,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

Este artigo visa identificar e caracterizar algumas das grandes mudanças que têm conduzido à necessidade de (re)pensar o papel do jogador face a videojogos como os Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Partindo da crítica ao conceito de círculo mágico e tendo por base os diversos contributos teóricos de quem concebe os MMORPGs como um espaço de negociação que aproxima produtores de consumidores (Jenkins, 2006; Steinkuehler, 2006; Klevjer, 2008; Consalvo, 2009; entre outros), pretende-se demonstrar a moldagem a que este tipo de jogos estão sujeitos, particularmente o videojogo World of Warcraft. Para tal, e tendo por base uma análise a um fórum de discussão do videojogo em questão, procura-se evidenciar as situações em que a negociação da realidade de jogo esteja presente. Por fim, apresenta-se uma proposta que sistematiza as contribuições teóricas e estrutura o processo que estará na base da moldagem dos MMORPGs.

Referência(s)