Cultura popular nordestina e educação em saúde: o que tem a ver?
2016; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2317-2835
AutoresAna Karoline de Morais Pina, Beatriz Ferreira Adelar Bonifácio, Dannielle Cristina Vieira de Souza, Evellyn Dayanne Silva Lima, Kaique Leite de Lima, Lorena Rosa Silva, Mariana Rodrigues de Oliveira, Murillo Antonio de Melo Nascimento, Nayara de Almeida Batista, Tamara Lacerda Vieira e Cunha, Andreia Assis Carvalho, Geraldo José de Oliveira, L. F. Dutra, Lila Louise Moreira Martins Franco,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoA cultura popular nordestina se diversifica no que se refere a sua comida tipica, seu artesanato, quanto a sua literatura de cordel, que possui uma linguagem propria, sua musica, fortemente evidenciada pela sanfona, e a comunicacao nordestina por meio de fantoches e boneco de mamulengo. Estes aspectos sao ferramentas que podem fazer interface com a area da saude e tornarem-se recursos educativos que promovem educacao em saude de forma contextualizada com a realidade do publico ao qual se destina. Deve-se enfocar no aprimoramento dos profissionais de saude para uma abordagem educativa a partir de outros recursos educativos que apresentam uma forma de comunicacao mediante a educacao popular e problematizadora. Tem-se com esta proposta o objetivo de disseminar a interface feita entre a cultura popular nordestina e a educacao em saude para efetivar futuros processos educativos em saude no municipio de Anapolis e regiao com presenca de cidadaos nordestinos, ou mesmo por difundir estes recursos educativos que podem ser utilizados na area da saude, independentemente da origem do publico, justamente por serem ludicos e se tratarem de arte. Trata-se como proposta metodologica a distribuicao de literatura de cordel produzida a partir da parodia da musica Asa Branca, composicao de Luiz Gonzaga; da exibicao da producao audio-visual com a musica desta literatura de cordel cantada; e da exposicao de fantoches e bonecos de mamulengo. Entende-se que a educacao em saude, popular e problematizadora que permeia estes recursos, norteia como elementos: linguagem acessivel, cultura, educacao nao-formal, saber popular e cientifico; o que aproxima o publico abordado do que esta sendo apresentado para mudanca, e faz com que se identifiquem com a mensagem discutida.
Referência(s)