Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os miseráveis de Victor Hugo: a invisibilidade através do nome

2014; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-677x.rum.2014.83564

ISSN

1982-677X

Autores

Glória Maria de Fátima Itabirano Gomide,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Os miseráveis de Victor Hugo, de 1862, é uma das obras mais adaptadas para outros suportes. Neste trabalho se quer demonstrar que a invisibilidade das personagens é paradoxalmente revelada pela mudança de seus nomes, os quais se transformam dependendo das oportunidades de se amalgamar na multidão. As alcunhas adotadas são apropriadas às situações dramáticas desenvolvidas na obra e nas adaptações, desde a arte sequencial a adaptações operísticas e cinematográficas. E se Os miseráveis é uma obra do século XIX, vê-se que, ainda hoje, é ecoada em personagens reais, que têm ceifadas suas vidas por causa de crimes primários e, ao contrário do anonimato, se escondem através de novas identidades na multidão contemporânea.

Referência(s)