Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Darcy Ribeiro e UnB: intelectuais, projeto e missão

2017; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 25; Issue: 96 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362017002500939

ISSN

1809-4465

Autores

Adélia Miglievich-Ribeiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo A história da Universidade de Brasília (UnB), desde sua concepção original, lutas por sua implantação e o golpe sofrido em 1964, tendo seu campus invadido por tropas militares, é recordada para somar ao debate sobre os intelectuais públicos brasileiros que, nos anos 1950 e 1960, abraçavam um certo projeto de nação que via na educação e na ciência suas forças constitutivas. Faço uso da categoria Intelligentsia de Mannheim, que fortalecia o argumento do intelectual engajado no planejamento social com vistas às necessárias mudanças. Darcy Ribeiro é um deles. Mediante ainda as noções de “projeto” e “missão”, tento explicar aquela que também poderia ser chamada “geração da utopia”, sendo a UnB um dos projetos em curso que nascia dentro de um “campo de possibilidades” abruptamente modificado. Revisitar a missão contida na UnB, atualizando-o em razão de inéditos “campos de possibilidade”, talvez seja uma tarefa necessária ao debate educacional hoje.

Referência(s)