Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos “Subjetivos” do Fetichismo da Mercadoria Cultural no Ensaio Sobre Música Popular de T. W. Adorno

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português

10.23845/kgt.v13i27.69

ISSN

1984-9206

Autores

Fábio César da Silva,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Neste artigo, apresento uma leitura do ensaio Sobre Música Popular (1941) de T. W. Adorno (1903-1969), enfatizando os aspectos “subjetivos” do fetichismo da mercadoria cultural. Considero aspectos “subjetivos” do fetichismo quando se enfatiza o consumo de mercadorias. Esse ensaio fez parte dos resultados de pesquisa de rádio da Universidade de Princeton, feita nos Estados Unidos entre 1938 a 1940, cujo objetivo era analisar as programações radiofônicas. Focarei a leitura na seção Teoria do Ouvinte, pois nela Adorno enfatizou esses aspectos “subjetivos” por meio de análises específicas do consumo da música popular americana supondo seus modos de recepção.

Referência(s)