
Aspectos “Subjetivos” do Fetichismo da Mercadoria Cultural no Ensaio Sobre Música Popular de T. W. Adorno
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
10.23845/kgt.v13i27.69
ISSN1984-9206
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoNeste artigo, apresento uma leitura do ensaio Sobre Música Popular (1941) de T. W. Adorno (1903-1969), enfatizando os aspectos “subjetivos” do fetichismo da mercadoria cultural. Considero aspectos “subjetivos” do fetichismo quando se enfatiza o consumo de mercadorias. Esse ensaio fez parte dos resultados de pesquisa de rádio da Universidade de Princeton, feita nos Estados Unidos entre 1938 a 1940, cujo objetivo era analisar as programações radiofônicas. Focarei a leitura na seção Teoria do Ouvinte, pois nela Adorno enfatizou esses aspectos “subjetivos” por meio de análises específicas do consumo da música popular americana supondo seus modos de recepção.
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