
“WHATSAPP”: de mensageiro instantâneo e chamada de voz em smartphones, para dispositivo de comunicação ubíqua dos gestores EAD da UFT/UAB no cerrado tocantinense
2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p185
ISSN2359-3652
AutoresJosé Damião Trindade Rocha, Isabel Cristina Auler Pereira, V. de O. V. Soares,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO trabalho aborda o aplicativo multiplataforma “WhatsApp Messenger” e seu uso de mensageiro instantâneo online e de chamadas de voz para smartphones. Na EaD da Universidade Federal do Tocantins (UFT), esse aplicativo tem sido utilizado como dispositivo móvel estratégico de mobilidade de comunicação, uma vez que a gestão dos cursos e programas ofertados em 16 polos de apoio presencial ficam localizados à grandes distâncias da sede da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) que faz a gestão dos cursos de graduação em EaD, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFT através de sua diretoria de EaD, possui 5 cursos de graduação com matrícula de 1.273 alunos, distribuídos em 52 turmas. A implantação do grupo de comunicação online de gestores EaD no App WhatsApp e sua interface com professores, coordenadores de polos, diretores dos campi tornou a comunicação e os gestores EaD ubíquos. Uma ressignificação do comunicar-se caracterizando-se pela multidimensionalidade do espaço indissociável da sua hipermobilidade, ou seja, sua mobilidade física expandida pelos aparatos móveis, como no caso do WhatsApp. Sua abordagem teórica resulta dos estudos e pesquisas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação PPGE/UFT.
Referência(s)