Artigo Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: UM OLHAR PARA OS ALUNOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO

2016; UNIVERSIDADE FEEVALE; Volume: 1; Linguagem: Português

10.25112/rp.v1i0.437

ISSN

2448-1939

Autores

Cíntia Fabiana de Alves, Dalila Inês Maldaner Backes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O analfabetismo no Brasil e algo que preocupa a sociedade devido ao numero altissimo de pessoas, em nosso pais, que ainda nao sabem ler nem escrever um bilhete, fato esse que gera discussoes e reflexoes para a educacao. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) no ano de 2013, 8,7% da populacao com 15 anos ou mais e considerada analfabeta. A partir desse contexto, a presente pesquisa inicia a sua constituicao tendo como tema a Educacao de Jovens e Adultos. Frente a essa tematica, varias questoes surgem e norteiam esta pesquisa: (1) De que forma o processo educacional no Brasil contribuiu para a formacao da Educacao de Jovens e Adultos? (2) Como a pratica docente do professor pode ou nao contribuir para a aprendizagem e a permanencia do aluno na EJA? (3) Quem sao as pessoas que procuram a EJA no municipio de Sapiranga/RS? (4) Quais sao os fatores que contribuiram para a desistencia dos alunos da EJA no ensino regular no municipio de Sapiranga? (5) Quais os motivos que levaram os alunos da EJA no municipio de Sapiranga a voltar a estudar? Assim, esta investigacao tem como objetivo geral analisar os motivos que levam as pessoas a desistirem de estudar no ensino fundamental e o que as leva a procurar a Educacao de Jovens e Adultos mais tarde. Para tanto, referencias teoricas sobre a tematica abordada sao examinadas, bem como foram realizadas 33 horas de observacoes do espaco escolar da EJA, aplicados 77 questionarios em duas escolas, referentes a nove turmas de EJA. Foram entrevistados tambem oito alunos da EJA - Alfabetizacao, Etapa I - 1° ao 3° ano e Etapa II - 4° e 5° ano, duas professoras da EJA – Alfabetizacao, tendo-se efetuado uma conversa com a Coordenadora Geral da EJA no municipio de Sapiranga/RS. Apos a tabulacao e a analise dos dados, o estudo esclarece que os motivos que fizeram esses alunos parar de estudar estao relacionados ao fato de terem que ajudar no sustento de suas familias. Tambem apresenta os motivos que os fizeram a procurar a EJA mais tarde, os quais estao relacionados ao fato de quererem ampliar seus conhecimentos, como tambem alcancar um emprego melhor. Palavras-chave: Educacao de jovens e adultos. Evasao escolar. Analfabetismo. Aprendizagem. Pratica docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX