
<b>Círculo de cultura como intervenção educativa para promoção da saúde de idosos hipertensos / Culture circle in hypertensive elderly health promotion: experience report
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/cienccuidsaude.v16i1.33551
ISSN1984-7513
AutoresAna Larissa Gomes Machado, Fernanda Moura Borges, Ana Zaira da Silva, Ana Cristina Pereira de Jesus, Thereza Maria Magalhães Moreira, Neiva Francenely Cunha Vieira,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoObjetivo: relatar a experiência do Círculo de Cultura como intervenção educativa para promoção da saúde de idosos hipertensos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir de vivência educativa com 60 idosos acompanhados na atenção primária à saúde, no período de setembro a dezembro de 2014. Os dados foram coletados e analisados em três etapas: investigação temática, tematização e problematização, conforme o método de Paulo Freire. Resultados: Relataram-se as dinâmicas e os materiais instrucionais utilizados, com destaque para o protagonismo dos idosos em todas as etapas do Círculo de Cultura, os quais refletiram acerca de suas práticas de saúde e participaram ativamente das atividades propostas. Conclusão: A intervenção educativa em tela mostrou-se eficaz na promoção da saúde dos idosos, ao favorecer sua atuação como sujeito das ações instrucionais e ampliar a sua capacidade de decisão acerca do tratamento, devendo ser integrada ao cuidado de idosos hipertensos na atenção primária.
Referência(s)