Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em “The pupil”, de Henry James, e “Missa do galo”, de Machado de Assis
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17851/2317-2096.27.1.249-270
ISSN2317-2096
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNuma fase de consolidação das suas carreiras literárias na esfera pública, Henry James e Machado de Assis publicaram duas narrativas breves (“The Pupil” [1891] e “Missa do galo” [1894]) centradas no relacionamento entre um jovem e uma personagem mais velha, figura tutelar do conhecimento e da atração física e intelectual. A partir de questões de narração e interpretação, este estudo comparativo procura identificar a trama essencial daquele relacionamento e perceber como ela evidencia o pensamento crítico dos autores acerca da ideia de aprendizagem e dos efeitos da leitura e da moral social na vida do indivíduo, mas também como ela se articula com o tratamento literário oferecido a estes diferentes aspectos na sua dimensão relacional. Com este objetivo, atenta-se em particular nos papéis da morte e do passado, assim como da memória e do olhar retrospectivo, na construção literária, de forma a perceber de que modo a formulação do mal se relaciona para estas personagens com a corrupção da unidade familiar.
Referência(s)