
LEVEL OF PHYSICAL ACTIVITY IN BASIC EDUCATION TEACHERS EVALUATED BY TWO INSTRUMENTS
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/jphyseduc.v28i1.2833
ISSN2448-2455
AutoresRômulo José Mota Júnior, Débora Dornelas Ferreira Tavares, Áurea Kelly Viana Gomes, Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira, João Carlos Bouzas Marins,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoAs doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito nacional, sendo o sedentarismo um importante fator de risco neste processo degenerativo. O estudo objetivouvaliar o nível de atividade física (NAF) de docentes na rede pública de ensino de Viçosa MG por meio de dois instrumentos distintos e a concordância obtida entre eles. Participaram desta investigação 200 professores de ambos os sexos, com idade entre 25 e 68 anos. O NAF foi mensurado pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e por meio da utilização de um pedômetro. Foram realizados os cálculos das prevalências de indivíduos ativos e não ativos fisicamente e posteriormente o índice Kappa (K) para estabelecer a concordância entre os instrumentos. Todas as análises foram realizadas no software MedCalc, versão 14. 10. 2 e SPSS, versão 20. Pelo IPAQ, 70% dos professores atingiram níveis adequados de atividade física (AF), enquanto, pelo pedômetro apenas 26.5%. A concordância entre as cinco categorias do pedômetro e do IPAQ não foi significativa, assim como na classificação em ativos e não ativos, entre os instrumentos. Conclui-se avaliando o NAF através do IPAQ foi possível perceber que a maioria dos docentes foram classificados como ativos. Entretanto quando se considera o limiar de 10000 passos/dia de média, utilizando o pedômetro como instrumento de avaliação do NAF, a maior parte do grupo não pode ser considerada ativa. Além disso, não houve concordância entre os instrumentos para a avaliação do NAF.
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