Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 92; Issue: 231 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.92i231.527

ISSN

2176-6681

Autores

Jacques Velloso, Claudete Aparecida Araújo Cardoso,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

No contexto dos debates sobre as ações afirmativas no ensino superior, o estudo tratou de cotas para negros na Universidade de Brasília (UnB), valendo-se de escores dos candidatos ao vestibular no quinquênio 2004-2008. Duas questões centrais orientaram o estudo: Quais seriam as chances de ingresso de candidatos negros, caso inexistisse o sistema de cotas? Essas chances aumentariam expressivamente caso as vagas oferecidas pela instituição fossem duplicadas? Para responder às perguntas foram feitas simulações das chances de ingresso de negros. As cotas em geral dobraram as chances de aprovação de candidatos negros na UnB, mas os resultados não sustentaram a tese de que um forte aumento nas vagas poderia substituir as cotas e, ao mesmo tempo, sinalizaram para a relevância de políticas universalistas voltadas para a educação básica.

Referência(s)