
Avaliação do autocuidado para a prevenção do pé diabético e exame clínico dos pés em um centro de referência em diabetes mellitus
2017; CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12662/2317-3076jhbs.v5i3.1092.p265-271.2017
ISSN2317-3084
AutoresMoacyr Oliveira Neto, Márcio da Silva Pereira, Mariana Aquino Holanda Pinto, Luciana Menezes Agostinho, Francisco Emídio Reinaldo Júnior, Miguel Nasser Hissa,
Tópico(s)Diagnosis and Treatment of Venous Diseases
ResumoIntrodução: As úlceras em membros inferiores representam uma das complicações mais devastadoras do Diabetes Mellitus (DM), devido à elevada mortalidade, alterações na qualidade de vida e prolongamento do tratamento hospitalar ou ambulatorial. Objetivo: Avaliar o conhecimento e as atitudes de portadores de DM tipo II com relação aos autocuidados com os pés. Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado em pacientes diabéticos frequentadores do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH). Avaliou-se a condição dermatológica, estrutural, circulatória, neuropática motora e neuropático-sensitiva mediante a realização do exame físico dos pés e posterior anamnese clínica. Resultados: Dos 235 pacientes entrevistados, 83,8% tiveram a sensibilidade vibratória dorsal presente e 58,3% tiveram a sensibilidade protetora plantar preservada. Quanto à estratificação do risco para desenvolvimento do pé diabético, verificou-se predominância do grau 0 (57,9%), seguido pelo grau 1 (23%) e 3 (10,6%). Observou-se um número expressivo de pacientes com conhecimento insuficiente (49,8%) em relação aos autocuidados para prevenção do pé diabético. No momento da aplicação do instrumento, constatou-se um significativo índice de desconhecimento dos diabéticos com relação ao tipo, formato e material dos calçados adequados, bem como em relação à maneira correta de cortar as unhas. Conclusão: Este estudo permitiu avaliar o conhecimento, as atitudes e a prática do paciente diabético em relação à execução de medidas de autocuidado com os pés, considerando-se os parâmetros essenciais para a ponderação do diagnóstico educacional da amostra estudada.
Referência(s)