
Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas
2017; Volume: 10; Issue: 22 Linguagem: Português
ISSN
2359-2842
AutoresBianca Santos Chisté, César Donizetti Pereira Leite,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo apresenta como possibilidade de pensar a crianca, a infância e a educacao matematica com imagens produzidas por criancas de instituicoes de educacao infantil. Dessa maneira, referenciados em Deleuze e Guattari (1995, 1996), Kohan (2005, 2007), Agamben (2005), Scherer (2009), Leite (2011) e outros, a pesquisa com criancas e imagens apresenta-se como um convite a refletir sobre a educacao matematica e a pesquisa com criancas. O estudo parte da seguinte problematica: o que a matematica, como forma, como identidade, colocando-se em devir-crianca pode desdobrar? Multiplicidade de encontros, invencao de novas relacoes e novas composicoes? Acreditamos que a pesquisa aponta uma importante discussao para a educacao matematica: uma educacao que opere fora da imagem dogmatica de pensamento, que se diference por uma atitude frente as multiplas dimensoes do aprender e que se configure em um movimento de invencao reciproca e indissociavel de si-matematica e do mundo.
Referência(s)