Artigo Produção Nacional

Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas

2017; Volume: 10; Issue: 22 Linguagem: Português

ISSN

2359-2842

Autores

Bianca Santos Chisté, César Donizetti Pereira Leite,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo apresenta como possibilidade de pensar a crianca, a infância e a educacao matematica com imagens produzidas por criancas de instituicoes de educacao infantil. Dessa maneira, referenciados em Deleuze e Guattari (1995, 1996), Kohan (2005, 2007), Agamben (2005), Scherer (2009), Leite (2011) e outros, a pesquisa com criancas e imagens apresenta-se como um convite a refletir sobre a educacao matematica e a pesquisa com criancas. O estudo parte da seguinte problematica: o que a matematica, como forma, como identidade, colocando-se em devir-crianca pode desdobrar? Multiplicidade de encontros, invencao de novas relacoes e novas composicoes? Acreditamos que a pesquisa aponta uma importante discussao para a educacao matematica: uma educacao que opere fora da imagem dogmatica de pensamento, que se diference por uma atitude frente as multiplas dimensoes do aprender e que se configure em um movimento de invencao reciproca e indissociavel de si-matematica e do mundo.

Referência(s)