
DESLOCAMENTO PASSIVO PARA ESCOLA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/jphyseduc.v28i1.2831
ISSN2448-2455
AutoresCamilo Luís Monteiro Lourenço, Marijunio Rocha Pires, Marco Aurélio Ferreira de Jesus Leite, Thiago Ferreira de Sousa, Edmar Lacerda Mendes,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoO presente estudo objetivou estimar a prevalência do deslocamento passivo para escola e os fatores associados em adolescentes (14-19 anos) do ensino médio de escolas públicas e particulares do município de Uberaba, MG, Brasil. Um total de 1.009 adolescentes participaram deste estudo transversal epidemiológico de base escolar. O desfecho do estudo foi o deslocamento passivo (moto, carro e ônibus), mensurado pela questão “como você normalmente se desloca para escola (colégio)?”. O Odds Ratio (OR) foi a medida de associação empregada nas análises. O deslocamento passivo foi prevalente em 58,3% (IC95%: 55,2-61,4) dos adolescentes e foi associado ao sexo feminino (OR: 1,82; IC95%: 1,32-2,51), aqueles do 3º ano do ensino (OR: 1,67; IC95%: 1,07-2,61) e aos menos ativos no lazer (OR: 1,44; IC95%: 1,03-2,01). Por outro lado, estudar em escolas públicas apresentou uma associação menor (OR: 0,16; IC95%: 0,10-0,26). O deslocamento passivo para escola foi prevalente em mais da metade dos adolescentes investigados e está associado as moças, ao grau mais elevado de escolaridade e ao menor envolvimento com a atividade física no lazer.
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