Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições da Psicologia para área do marketing e do conceito de consumidor: uma perspectiva histórica

2017; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português

10.20435/pssa.v9i2.493

ISSN

2177-093X

Autores

Carmen Silvia Porto Brunialti Justo, Marina Massimi,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

O artigo visa a uma reconstrução histórica do encontro entre as áreas do Marketing e da Psicologia nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do século XXI. Nesse âmbito, aborda especificamente o surgimento dos estudos sobre o conceito de consumidor na Psicologia, na área rotulada de Psicologia do Consumidor, e a consolidação dos estudos sobre comportamento do consumidor no campo do Marketing. Foi utilizada a metodologia de investigação histórica apoiada na historiografia da Psicologia Científica. Conclui-se que a Psicologia e os estudos psicológicos foram fundamentais para o surgimento do Marketing e da Psicologia do Consumidor. No Marketing Contemporâneo, o que se constata é um esforço enorme de pesquisadores e profissionais de mercado em se aproximar cada vez mais dos consumidores de uma forma mais concreta, individualizada e saudável.

Referência(s)