Artigo Acesso aberto

Days of Future Past: nanotechnology post-memories in cinema and gaming

2017; Issue: 19 Linguagem: Português

10.4000/configuracoes.3969

ISSN

2182-7419

Autores

Rui Vieira Cruz,

Tópico(s)

Nanotechnology research and applications

Resumo

O nosso objetivo consiste em demonstrar que as indústrias culturais, enquanto cria­doras de histórias, afirmam-se como autoridades de pós-memória que medeiam, atra­vés de artes visuais como o cinema e os videojogos, a construção social dos objetos nanotecnológicos. São diversos os filmes e videojogos representados no futuro em que o narrador/personagem principal apresenta ao espectador/jogador a sua memória trau­mática de eventos. Na ótica do espectador/jogador, estes acontecimentos ainda não decorreram, ecoando como um futuro no qual a sequência dos enredos é transmitida como passado. Estudamos as franquias de Terminator e Deus Ex tendo por base meto­dológica o programa de investigação científico (PIC) lakatosiano, sustentando que as pós-memórias prospetivas são movimentos transgeracionais de construção social em constante diálogo e em constante confronto, nos quais a destruição criativa tecnológica altera/inverte a sua configuração original e apresenta possíveis disrupções narrativas. Concluímos que o papel da nanotecnologia nas indústrias culturais se revela através de ícones e produtos que disciplinam a sua compreensão, refletindo um projeto tecno­-político disruptivo, potenciador de uma nova Revolução Industrial.

Referência(s)
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