Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Avaliação da Atuação dos Professores de 2º Grau nas Disciplinas de Matemática, Química, Física e Biologia na Microrregião do Médio Vale do Itajaí-SC

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 74; Issue: 176 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.74i176.1233

ISSN

2176-6681

Autores

José Tafner,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A avaliacao da atuacao dos professores do 2o grau da Microrregiao do Medio Vale do Itajai nas disciplinas de Matematica, Quimica, Fisica e Biologia, dentro do quadro delineado pelo sistema social e do subsistema da unidade escolar, e o que se propoe fazer este estudo. Tentou visualizar o Jogo que se estabelece entre algumas variaveis que caracterizam a estrutura da escola (tradicao escolar, burocracia escolar e status e papeis instituidos do professor, do diretor e do aluno), as que revelam as condicoes individuais do professor (situacao social e formacao) e sua atuacao dentro da sala de aula. Nao se pretendeu buscar explicacoes em termos logico-causais, mas, a partir de pressupostos teoricos explicativos, procurou-se descobrir a realidade, tal como e vivenciada na escola, utilizando-se, alem da analise dos dados, coletados atraves de entrevistas estruturadas, interpretacoes subjetivas, oriundas da experiencia vivida. Nao houve a intencao de fazer nem generalizacoes e nem leis. O uso das tecnicas estatisticas apropriadas foi apenas um recurso metodologico a mais para poder entender e explicar melhor a realidade. O trabalho foi realizado junto aos colegios do Medio Vale do Itajai, integrado por 11 municipios e uma populacao estimada em 350 mil habitantes. Estudam no ensino de 2o grau, nesta regiao, cerca de 13.000 alunos distribuidos em 38 colegios dos quais 28 sao estaduais, dois municipais e oito particulares. A amostra constou de 68 professores, entre os 222 que atuam nas disciplinas em estudo, e 147 alunos da 2a serie do 2o grau. Na analise da escola, do professor e do trabalho pedagogico percebe-se claramente que este se apresenta interligado ao conjunto das relacoes sociais, tanto internas da propria escola como externas a ela. Muito do que acontece em sala de aula ja vem determinado pelas instâncias burocraticas, atraves de suas normas e papeis instituidos, e pelas condicoes objetivas de vida do professor e dos alunos. O relacionamento entre a escola – a tradicao escolar, a burocracia escolar, o status e os papeis instituidos – e a atuacao do professor e que nem o poder, como diz Foucault, visivel e invisivel, presente e oculto, claro e enigmatico, nao se consegue determinar seu titular. Todavia, o relacionamento existe e se manifesta em determinada direcao, porem, nao se sabe quem o detem verdadeiramente. Neste trabalho tambem nao se conseguiu definir claramente esse relacionamento ou associacao. Pode-se, todavia, afirmar, com relativa seguranca, que a avaliacao e sumamente importante para o conhecimento da realidade porque engendra, inclusive, a busca de definicoes mais objetivas dos fatores que interferem no trabalho pedagogico, propiciando subsidios para um melhor desempenho do professor.

Referência(s)