
A arte do encontro: o cineclube na escola
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/re.v6i1.18352
ISSN2317-1219
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar o relato de experiencia da rede publica municipal do Rio de Janeiro com a implantacao, em 2008, do Projeto Cineclube nas Escolas. Esse texto, busca provocar reflexoes sobre a relacao entre Cinema e Educacao, alem de apresentar uma metodologia de trabalho com filmes em contexto educativo formal. Por meio de tres eixos – acervo, acao cineclubista (exibicao/producao) e formacao – alunos e professores tem contato com o cinema numa abordagem diferenciada. Eles sao incentivados ao acesso plural de narrativas audiovisuais que visam possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade estetica, do pensamento critico e da autonomia criativa em diferentes campos do conhecimento. O Projeto Cineclube nas Escolas e promovido pela Gerencia de Midia-Educacao, da Secretaria Municipal de Educacao do Rio de Janeiro – a maior rede de ensino publica da America Latina. O acesso a cultura e a educacao sao direitos primarios, imprescindiveis a formacao cidada, mas, com grande frequencia, a cultura aparece no curriculo escolar como algo superfluo ou de menor importância em relacao as demais disciplinas. Para Fischer (1966), temos necessidade da arte, pois e ela que nos auxilia a compreender a realidade e a partir dessa compreensao nos possibilita transforma-la.
Referência(s)