
Transformação individual, ascensão social e êxito profissional
2017; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 51; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0034-76122017-0095
ISSN1982-3134
AutoresPaulo Roberto Motta, Valentina Gomes Haensel Schmitt,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo teve por objetivo identificar como fatores de aprendizado - social e pedagógico - ocasionaram a transformação individual de jovens originalmente excluídos socialmente. O foco da pesquisa são os egressos de instituições sociais brasileiras de ensino de música clássica em comunidades carentes. Por meio de entrevistas, buscou-se a percepção de egressos, de como construíram suas carreiras a partir de uma origem social de carências e exclusão. Para tanto, foram analisados os primeiros desafios vivenciados, o contraste com o ambiente social e familiar da comunidade carente em relação às instituições sociais de música clássica, o ambiente educacional - didático e pedagógico - e o resultado final da transformação. O artigo sugere uma atenção maior à política pública sobre novas alternativas para inclusão e ascensão social de jovens em comunidades carentes.
Referência(s)