Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Transformação individual, ascensão social e êxito profissional

2017; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 51; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0034-76122017-0095

ISSN

1982-3134

Autores

Paulo Roberto Motta, Valentina Gomes Haensel Schmitt,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo teve por objetivo identificar como fatores de aprendizado - social e pedagógico - ocasionaram a transformação individual de jovens originalmente excluídos socialmente. O foco da pesquisa são os egressos de instituições sociais brasileiras de ensino de música clássica em comunidades carentes. Por meio de entrevistas, buscou-se a percepção de egressos, de como construíram suas carreiras a partir de uma origem social de carências e exclusão. Para tanto, foram analisados os primeiros desafios vivenciados, o contraste com o ambiente social e familiar da comunidade carente em relação às instituições sociais de música clássica, o ambiente educacional - didático e pedagógico - e o resultado final da transformação. O artigo sugere uma atenção maior à política pública sobre novas alternativas para inclusão e ascensão social de jovens em comunidades carentes.

Referência(s)