Artigo Acesso aberto

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DE QUEM ESTÁ TRABALHANDO

2017; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21576/rpa.2014v11i2.226

ISSN

2674-7499

Autores

Clarice Santana Milagres, Jucilene Casati Lodi, Juliana Aparecida Fialho Cardoso,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho enfoca as mudanças ocorridas na implementação das políticas de saúde do atual sistema apresentado no Brasil, o SUS, bem como a atenção que é dada àqueles trabalhadores que estão em seus processos de trabalho, quando o mesmo passa a maior parte do tempo útil diário em um expediente de trabalho contínuo. Objetivo: avaliar o atendimento prestado pela Unidade de Saúde da Família (USF) à população que trabalha em uma empresa da cidade de Vitória – ES. Materiais e Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualiquantitativa, realizada numa empresa de médio porte na cidade de Vitória. Para a análise descritiva, foram utilizadas as variáveis: utilização dos serviços de saúde, presença de Estratégia de Saúde da Família no bairro de moradia, conhecimento do seu funcionamento, dificuldade de acesso. Resultados: dos participantes da pesquisa, 79,6% não são atendidos pela estratégia, destes 53,2% não sabem da existência da unidade de saúde da família e 46,8% já ouviram falar, mas não sabem como funciona, porque o horário de atendimento da unidade coincide com o seu horário de trabalho, dificultando o acesso. Já 20,4% utilizam a unidade esporadicamente por possuírem plano de saúde. Quanto ao grau de satisfação, 49% estão satisfeitos com o atendimento recebido na unidade e 35% estão insatisfeitos. Conclusão: há necessidade de se frisar a importância de informações e educação em saúde à população e melhoria na oferta de serviços do mesmo. Uma grande preocupação nos achados da pesquisa foi a identificação de pessoas que ainda desconhecem a existência da unidade de saúde da família, procurando outro tipo de assistência que supra suas necessidades de saúde e que ofereça atendimento após o horário comercial.

Referência(s)
Altmetric
PlumX