Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Os Paradoxos da presença da Igreja católica nas redes

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 46 Linguagem: Português

10.5752/p.2175-5841.2017v15n46p638

ISSN

2175-5841

Autores

Carlos Eduardo Souza Aguiar,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Este artigo busca compreender três diferentes paradoxos provocados pela intensa presença institucional da Igreja Católica nas redes digitais. Inicialmente, nós analisamos o contraste existente entre a tradicional estrutura analógica e hierárquica da igreja e a estrutura horizontal e colaborativa que emerge na sociedade contemporânea graças ao advento das redes digitais. Em seguida, nós colocamos em evidência a incompatibilidade entre dois modelos comunicativos distintos, o modelo da disseminação das boas novas que caracteriza a tradição comunicativa católica e o modelo dialógico suscitado pela natureza comunicacional das redes digitais. Finalmente, nós analisamos o paradoxo existente entre a prática comunicativa da igreja, caracterizada por uma abordagem instrumental dos meios e parcialmente baseado na teologia agostiniana, e um novo discurso eclesiástico emergente que, ao buscar adaptar-se à nova realidade comunicacional, prega que o principal desafio da instituição não é saber como bem utilizar e empregar as novas tecnologias, mas colaborar na compreensão profunda desse novo ambiente

Referência(s)