Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A formação de cidades ribeirinhas no Araguaia a partir de presídios militares — século XIX

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/labore.v11i2.8649746

ISSN

2176-8846

Autores

Francisquinha Laranjeira Carvalho,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

O presente artigo aborda o Rio Araguaia como o caminho, a estrada para o desenvolvimento do comércio, na segunda metade do século XIX. A navegação fluvial brasileira apresenta-se, nesse período, como meio de propiciar condições de vida aos moradores das cidades mais afastadas dos principais centros comerciais e próximas dos rios, fundamentadas no intercâmbio comercial mais efetivo com o exterior. Na primeira metade do século XIX, os receios de invasão externa através dos rios levaram o príncipe D. João VI, em 1809, a viabilizar a política de defesa e proteção do Território Imperial através da implantação de Presídios Militares nos principais rios brasileiros. No vasto sertão do Araguaia, essas tentativas foram frustradas em vista da não permissão dos povos indígenas — Xavantes, Caiapós, Karajás, Javaés, Xambioás e outros, que viviam agrupados em aldeias, avessos à entrada de outros povos de culturas distintas. Na segunda metade do referido século, o governo Imperial, ciente da impossibilidade de desenvolver o comércio via fluvial, optou por adotar a política de Implantação de Presídios Militares com a pretensão de criar os Portos de Embarques e Entrepostos Comerciais para garantir a navegação comercial e a formação de cidades beiras. Uma saída em duplo sentido, para possibilitar uma ligação com o litoral e salvar a Província do marasmo em que se encontrava.

Referência(s)