
Cadeia comercial de peixes ornamentais do Rio Xingu, Pará, Brasil
2017; INSTITUTO DE PESCA - APTA - SEC. DE AGR. E ABAST. - SP; Volume: 43; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20950/1678-2305.2017v43n2p297
ISSN1678-2305
AutoresJanayna Galvão de Araújo, Marcos Antônio Souza dos Santos, Fabrício Khoury Rebello, Victoria Isaac,
Tópico(s)Fish biology, ecology, and behavior
ResumoEste trabalho descreve os canais e as margens de comercialização de cinco espécies de peixes ornamentais capturadas no rio Xingu, estado do Pará, Brasil. A coleta de dados foi realizada de forma intencional e sequencial junto a 51 agentes da cadeia de comercialização, incluindo pescadores, atacadistas e varejistas nacionais e internacionais. Os resultados indicam que as espécies ornamentais podem passar por até seis agentes de comercialização antes do consumidor final. O acari picota-ouro (Scobinancistrus aureatus) é a espécie mais valorizada no mercado, chegando a ser vendida ao consumidor final pelo preço unitário de R$ 543,00, um aumento de 1.361% no mercado norte americano e 1.527% no mercado europeu em relação ao preço da exportação brasileira. As margens de comercialização são elevadas: 92,68% no mercado europeu e 89,24% no mercado norte-americano. Observando as distribuições de benefícios, conclui-se que o mercado internacional se apropria da maior parcela do valor gerado pela atividade.
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