A criação geme em dores de parto: CF-2011: O mistério da criação do nada, do amor
2016; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46525/ret.v26i2.232
ISSN2525-846X
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoResumo: Partindo do jardim do Éden, o autor reflete sobre o mistério da criação,obra do amor misericordioso de Deus, socorrendo-se da mística ortodoxa. Ahistória espiritual do Oriente atesta o despertar de uma corporeidade pneumática(milagres de luminosidade, vitória sobre o peso, sobre o tempo e o espaço),fruto de quem “tornou pura a terra de seu corpo” com uma experiência nãoindividual, mas eclesial: a de quem recuperou, numa perspectiva escatológica,a condição paradisíaca. Todo o ambiente da natureza é iluminado ao seu redor.A contemplação da natureza é um dos aspectos principais da mística ortodoxa.É uma contemplação ativa, porque a transformação do coração e do olhar realmentetransforma o mundo. É uma contemplação da interioridade dos seres edas coisas, do mundo, assim como Deus o pronunciou em seu Verbo e recriouna encarnação desse Verbo.Abstract: Beginning with the narrative of the Garden of Eden, the author envisagesthe mystery of creation as a work of a compassionate God from the pointof view of mysticism developed in Orthodox theology. The spiritual history of theOrient stresses the awakening of the notion of spirit detached from corporeity(miracles of luminosity, victory over weight, time and space). This connotationarises from changes of a “body freed from the soil of his body” and from individualexperience opening up to an ecclesial sphere, and from an eschatological perspectivearriving at a paradisiacal state. All the environment of nature is envelopedin a radiance of light. The contemplation of nature is one of the principal aspectsof Orthodox mysticism. To be sure, it is an active contemplation of the internalcore of beings and things, as well as of the world just as God has given its nametogether in the Word and recreated it in the incarnation of the Word.
Referência(s)