Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Disciplinar/Interdisciplinar: Para Pensar os Signos e os Gestos nos Modos de Pesquisar e Ensinar

2017; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15603/2175-7755/cs.v39n1p1-19

ISSN

2175-7755

Autores

Luiz Roberto Alves,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este ensaio trata de repensar o trabalho de quem pesquisa e educa na universidade em momento de grande importância do tema que conecta disciplinaridade a inter-disciplinaridade. Antes que se tomem decisões apressadas e negativas ao desenvolvimento da pesquisa e das ações didático-pedagógicas, vai-se ao centro nervoso do debate, que é a linguagem, para buscar alguma clareza de significação e indicar atitudes favoráveis à melhor relação entre aqueles valores que disciplinam e os que inter-disciplinam na formulação do trabalho científico. A reflexão histórica e linguística elucida as interrelações e busca desmitificar hipóteses, embora inteligentes; leva, pois, à superação da proposta de substituição de paradigmas, um círculo vicioso não-provável dentro do tema, e busca garantir a franca cooperação entre as redes científicas nas diversas áreas ou, ao menos, a coopetição entre quem educa e pesquisa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX