Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Validade da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: autoconceito, autoeficácia, autoestima e valor

2017; Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15689/ap.2017.1601.10

ISSN

2175-3431

Autores

Bianca Cristine Gomide Costa, Cristiano Mauro Assis Gomes, Denise de Souza Fleith,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

RESUMOEste estudo objetivou construir e investigar evidências de validade estrutural da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes, que avalia autoconceito, autoeficácia e autoestima escolar e valor atribuído à habilidade escolar.Participaram do estudo 812 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais.Os dados foram analisados com modelamento por equação estrutural, análise fatorial confirmatória e teste de α de Cronbach.O modelo estrutural proposto apresentou bom ajuste aos dados: χ²[145]=475,299; índice de ajuste comparativo (CFI)=0,98; raiz quadrada média do erro de aproximação (RMSEA)=0,053.Todas as relações item-fator propostas apresentaram betas maiores do que 0,30.Foram encontrados índices razoáveis de consistência interna: autoconceito escolar, α=0,69; valor atribuído à escola, α=0,79; autoeficácia escolar, α=0,74; e autoestima escolar, α=0,72.Os dados fornecem respaldo empírico quanto à validade estrutural da escala.Esse instrumento representa um avanço nas medidas de self, apontando a possibilidade de uma definição e mensuração diferencial dos construtos.

Referência(s)