
Validade da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: autoconceito, autoeficácia, autoestima e valor
2017; Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15689/ap.2017.1601.10
ISSN2175-3431
AutoresBianca Cristine Gomide Costa, Cristiano Mauro Assis Gomes, Denise de Souza Fleith,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRESUMOEste estudo objetivou construir e investigar evidências de validade estrutural da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes, que avalia autoconceito, autoeficácia e autoestima escolar e valor atribuído à habilidade escolar.Participaram do estudo 812 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais.Os dados foram analisados com modelamento por equação estrutural, análise fatorial confirmatória e teste de α de Cronbach.O modelo estrutural proposto apresentou bom ajuste aos dados: χ²[145]=475,299; índice de ajuste comparativo (CFI)=0,98; raiz quadrada média do erro de aproximação (RMSEA)=0,053.Todas as relações item-fator propostas apresentaram betas maiores do que 0,30.Foram encontrados índices razoáveis de consistência interna: autoconceito escolar, α=0,69; valor atribuído à escola, α=0,79; autoeficácia escolar, α=0,74; e autoestima escolar, α=0,72.Os dados fornecem respaldo empírico quanto à validade estrutural da escala.Esse instrumento representa um avanço nas medidas de self, apontando a possibilidade de uma definição e mensuração diferencial dos construtos.
Referência(s)