Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais

2017; Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa; Volume: 2; Linguagem: Espanhol

10.5212/retepe.v.2.002

ISSN

2409-3696

Autores

Dermeval Saviani,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Resumo: Este artigo aborda o significado da expressao “epistemologias da politica educacional” esclarecendo conceitos correlatos como gnosiologia, teoria do conhecimento, ciencia politica e ciencias praticas. Considerando que as ciencias praticas implicam a relacao dialetica entre teoria e pratica, conclui-se que a analise epistemologica das politicas educacionais pressupoe a compreensao da politica educacional como uma atividade que se exerce no entrecruzamento de duas ciencias praticas: a ciencia politica e a ciencia pedagogica. Palavras-chave: Teoria do conhecimento. Epistemologia. Politicas educacionais. Ciencias praticas. Ciencia politica. Ciencia pedagogica. Epistemologias de las Politicas Educativas: algunas precisiones conceptuales Resumen: Este articulo aborda el significado de la expresion “epistemologias de la politica educativa” aclarando conceptos correlativos como gnoseologia, teoria del conocimiento, ciencia politica y ciencias practicas. Considerando que las ciencias practicas implican la relacion dialectica entre teoria y practica, se concluye que el analisis epistemologico de las politicas educativas presupone la comprension de la politica educativa como una actividad que se ejerce en el entrecruzamiento de dos ciencias practicas: la ciencia politica y la ciencia pedagogica. Palabras clave: Teoria del conocimiento. Epistemologia. Politicas Educativas. Ciencias practicas. Ciencia politica. Ciencia pedagogica. Epistemology of education policies: some conceptual accuracies Abstract: This paper addresses the meaning of the expression. “epistemologies of education policies” clarifying concepts linked to it such as gnosiology, theory of knowledge, science and politics and practical sciences. Taking into consideration that practical sciences imply the dialectic relation between theory and practice, we got to the conclusion that the epistemological analysis of education practices implies the comprehension of the education policy as an activity carried out in the intersection between two practical sciences: the political science and the pedagogical science. Keywords: Research. Theory of knowledge. Epistemology. Education policies. Practical sciences. Political science. Pedagogical science.

Referência(s)