Artigo Acesso aberto

Análise em três dimensões de pontes ferroviárias considerando interação entre veículo e estrutura

2017; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rsaee.v14i1.886

ISSN

2316-2457

Autores

Eric Luis Barroso Cavalcante,

Tópico(s)

Geotechnical Engineering and Underground Structures

Resumo

Este estudo apresenta uma metodologia numerica para a analise dinâmica de pontes em tres dimensoes, considerando a interacao entre a ponte e o veiculo ferroviario. Foram apresentados 4 tipos de veiculo: um modelo composto por forcas concentradas (unico modelo sem interacao); um modelo composto apenas por duas massas acopladas a via; um modelo simplificado composto por uma massa suspensa (caixa e truques), duas massas acopladas a estrutura (rodas) e toda a suspensao (primaria e secundaria) descrita por um unico componente de rigidez e amortecimento; e um modelo completo composto por tres massas suspensas (massa e dois truques), oito massas acopladas a estrutura (rodas) e a individualizacao das suspensoes primaria e secundaria. O modelo completo e o que melhor representa o veiculo ferroviario, por permitir a modelagem da caixa e dos truques separadamente, com inercia rotacional em torno dos eixos transversal e longitudinal, e em razao da discriminacao maior das rigidezes e dos amortecimentos. Na analise do modelo sem interacao podemos constatar que existe um intervalo de velocidades em que o fenomeno de ressonância ocorre. Verificou-se que esse fenomeno ocorre em decorrencia de que a frequencia do carregamento coincide com a frequencia fundamental de vibracao da estrutura.

Referência(s)