
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A CONSTRUÇÃO MÚTUA DAS PRÁTICAS: APLICAÇÃO EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24317/2358-0399.2017v8i2.4991
ISSN2358-0399
AutoresFrancisco Ariclene Oliveira, Nariane Monique Mendes de Lima, Lícia Almeida Pereira Landim, Karla Maryane de Menezes Oliveira, Denizielle de Jesus Moreira Moura, Rachel Gabriel Bastos Barbosa,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoResumo: O Brasil vem apresentando uma grande mudança em seu perfil demográfico ao longo das últimas décadas. Esse fenômeno populacional ocorre devido ao aumento da expectativa de vida, crescendo assim a população idosa em termos demográficos. Objetiva-se neste estudo descrever a realização de atividades de educação em saúde e a construção mútua de práticas de saúde em um centro de convivência para idosos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, utilizando os preceitos teóricos de Orem e Paulo Freire para fundamentar as práticas educativas desenvolvidas nos encontros com idosos em um Centro de Convivência na cidade de Fortaleza-CE, no período de janeiro a dezembro de 2015. Para atender aos eixos norteadores propostos para execução das estratégias de extensão, optou-se pela aplicação de atividades lúdicas e métodos ativos, por meio da utilização de oficinas educativas, dinâmicas, vídeos, além de rodas de conversas com o objetivo de fomentar momentos de discussões e favorecer reflexões sobre a temática. Com a realização das atividades, puderam-se observar aspectos positivos nos idosos, uma vez que se proporcionou uma postura de maior controle/autonomia na busca de sua qualidade de vida. De modo geral, acredita-se que as atividades desenvolvidas com os idosos favoreceram a construção de um espaço de acolhimento, afeto, convivência e solidariedade, mantendo a importância do processo grupal como dispositivo elementar de enfrentamento da solidão, construção de vínculos e ampliação da rede de suporte para os participantes.
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