POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS
2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português
10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302
ISSN2447-4266
AutoresMaribel Santos Miranda-Pinto, Ana Francisca Monteiro, António José Osório,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste texto apresenta um estudo, no âmbito do projeto de investigação Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, sobre robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos). A análise a diversos robôs foi realizada durante três focus group, em diversos momentos, com especialistas de diversas áreas (Investigadores, Professores do ensino superior, Professores do ensino secundário da área de informática, Educadores de infância, Professores do 1.º e 2.º CEB e Professores de educação especial), a fim de observar as potencialidades e fragilidades dos robôs, com vista a decidir sobre sua utilização em contexto de jardim de infância. Eta investigação permitiu reconhecer características pertinentes dos robôs disponibilizados no mercado internacional e indicados como sendo para crianças a partir dos três anos. Deste processo de validação, reconhecemos que estão disponíveis robôs adequados e a ter em conta em atividades com crianças de idade pré-escolar.
Referência(s)