Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Vocabulário expressivo em crianças usuárias de implante coclear

2017; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1982-021620171937216

ISSN

1982-0216

Autores

Claudia Aparecida Colalto, María Valéria Schmidt Goffi-Gómez, Ana Tereza de Matos Magalhães, Paola Angélica Samuel, Ana Cristina Hiromi Hoshino, Bruna Lins Porto, Robinson Koji Tsuji,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

RESUMO Objetivo: verificar a aquisição de vocabulário em crianças surdas, usuárias de implante coclear, bem como os fatores que influenciam esse desenvolvimento. Métodos: foi aplicada a parte de vocabulário do teste de linguagem infantil ABFW em 20 crianças usuárias de implante coclear por no mínimo três anos. Além disso, foi avaliada a participação familiar no desenvolvimento dessas crianças. Resultados: foi observado que as crianças implantadas apresentam possibilidade de alcançar o desenvolvimento normal de vocabulário, quando comparadas às crianças ouvintes, a depender de diversos fatores. O fator que apresentou influência estatisticamente significante no vocabulário foi a participação familiar, sendo que quanto maior o envolvimento da família no processo terapêutico, melhores os resultados no teste de vocabulário. Conclusão: as crianças implantadas podem apresentar desempenho similar às crianças ouvintes no teste de vocabulário, a depender das variáveis que transcendem a idade à implantação ou mesmo o tempo de uso do implante coclear. A estimulação/ participação familiar no desenvolvimento das crianças se mostrou de extrema importância no desenvolvimento da linguagem oral.

Referência(s)