
ESCRITA-EVENTO NA RADICALIDADE DA PESQUISA NARRATIVA
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 33; Linguagem: Português
10.1590/0102-4698150044
ISSN1982-6621
AutoresLiana Arrais Seródio, Guilherme do Val Toledo Prado,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoRESUMO: O uso radical da narrativa como metodologia de pesquisa em Educação nos leva à produção deste artigo, com intenção de apresentar a emergência do conceito de escrita-evento nesse contexto metodológico, no qual os conhecimentos produzidos acerca da formação são sustentados pela prática narrativa em todo o âmbito da pesquisa. Isso se deve à posição não neutra e não indiferente dos pesquisadores com seus pesquisados, à compreensão da importância do contexto social e à valorização do acontecimento experienciado, sempre formativos para todos os participantes da pesquisa. As relações humanas promovem um horizonte de possibilidades para a emergência da escrita-evento na materialização da linguagem, entendida como capacidade de modelização primária específica da espécie humana, englobando e abarcando qualquer teoria e/ou método predeterminados. Concluímos, estudando algumas pesquisas do grupo, particularmente aquela de que emerge o conceito, que a pesquisa narrativa, em sua radicalidade, potencializa a produção de conhecimentos e saberes na área educacional.
Referência(s)