
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas
2017; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 22; Issue: 7 Linguagem: Português
10.1590/1413-81232017227.16242015
ISSN1678-4561
AutoresJorge Luiz da Silva, Wanderlei Abadio de Oliveira, Flávia Carvalho Malta de Mello, Luciane Sá de Andrade, Marina Rezende Bazon, Marta Angélica Iossi Silva,
Tópico(s)Behavioral and Psychological Studies
ResumoResumo Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções rigorosamente planejadas e avaliadas na redução do bullyin escolar. O levantamento dos artigos foi realizado em quatro bases de dados (Lilacs, Psycinfo, Scielo e Web of Science) orientado pela questão norteadora: Em relação ao bullyin, quais são as intervenções empreendidas para a sua redução nas escolas? Foram incluídos somente estudos do tipo caso-controle, com foco específico no bullyin escolar e sem recorte temporal. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list SIGN. No total, 18 artigos compuseram o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados como de alta qualidade metodológica. As intervenções realizadas nos estudos revisados foram subdividas em quatro categorias: multidimensionais ou em toda a escola, treinamento de habilidades sociais, curriculares e informatizadas. A revisão sintetiza conhecimentos que podem ser utilizados para pensar práticas e programas de intervenção no Brasil, nas áreas da educação e da saúde, com caráter multiprofissional.
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