Cultura híbrida e ensino: vozes de alunos acerca da constituição da identidade multicultural/multilinguística de descendentes de ucranianos em Prudentópolis, Paraná, Brasil
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30681/ecs.v7i2.2681
ISSN2237-1648
AutoresSergio Luiz Kutzmy, Cibele Krause-Lemke,
Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoO presente trabalho resulta do estudo realizado em duas comunidades escolas do campo formadas essencialmente pelo grupo etnico de descendentes de ucranianos, situada do municipio de Prudentopolis, Parana. O contato com a cultura e o dominio da lingua/dialeto falado e, por ser descendente de ucranianos, inquietos com a forma como a cultura identidade e a lingua ucraniana estao sendo apagados fez nos suscitar o interesse pela pesquisa. Ante as aparentes condicoes de hibridacao das linguas em contato, portugues e ucraniano, nas mais distintas variacoes do portugues e de outras etnias, mas, sobretudo a ucraniana mais falada nas comunidades, cristalizou-se os objetivos da pesquisa: - identificar a hibridacao cultural que ocorre no contato das linguas e suas variacoes; e o papel da escola a conservacao da cultura e da lingua ucraniana local, na perspectiva do dominio da lingua culta nas modalidades oral e escrita e, analisar como advem as hibridacoes culturais nas escolas do interior do municipio, partindo do ponto de vista dos discentes. Fundamentamos o estudo em Canclini (2008) Hall (2003), de maneira especial no conceito de hibridacao cultural e de cultura de forma mais amplo. Palavras-chave: cultura hibrida; identidade; etnia.
Referência(s)