Artigo Revisado por pares

Cultura híbrida e ensino: vozes de alunos acerca da constituição da identidade multicultural/multilinguística de descendentes de ucranianos em Prudentópolis, Paraná, Brasil

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30681/ecs.v7i2.2681

ISSN

2237-1648

Autores

Sergio Luiz Kutzmy, Cibele Krause-Lemke,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

O presente trabalho resulta do estudo realizado em duas comunidades escolas do campo formadas essencialmente pelo grupo etnico de descendentes de ucranianos, situada do municipio de Prudentopolis, Parana. O contato com a cultura e o dominio da lingua/dialeto falado e, por ser descendente de ucranianos, inquietos com a forma como a cultura identidade e a lingua ucraniana estao sendo apagados fez nos suscitar o interesse pela pesquisa. Ante as aparentes condicoes de hibridacao das linguas em contato, portugues e ucraniano, nas mais distintas variacoes do portugues e de outras etnias, mas, sobretudo a ucraniana mais falada nas comunidades, cristalizou-se os objetivos da pesquisa: - identificar a hibridacao cultural que ocorre no contato das linguas e suas variacoes; e o papel da escola a conservacao da cultura e da lingua ucraniana local, na perspectiva do dominio da lingua culta nas modalidades oral e escrita e, analisar como advem as hibridacoes culturais nas escolas do interior do municipio, partindo do ponto de vista dos discentes. Fundamentamos o estudo em Canclini (2008) Hall (2003), de maneira especial no conceito de hibridacao cultural e de cultura de forma mais amplo. Palavras-chave: cultura hibrida; identidade; etnia.

Referência(s)